1) Depois de recentemente ter “pescado” a pérola Gonçalo Esteves(17 anos) ao FC Porto, partirá o Sporting agora para o recrutamento do ex-FC Porto, Junior de 2º ano, Rúben Candal(18 anos)?
Depois da temporada transacta, os responsáveis Leoninos terão presumivelmente chegado à conclusão de que a equipa do Sporting B teria que ser fortemente reforçada, e que “reforços internos”(subir atletas da equipa Sub-19) provavelmente não chegaria para “fazer o truque”. E um pouco por aí, a SAD embarcou numa campanha de contratar Abdul Issahaku, José Marsà, Etienne Catena, a propalada contratação de Vando Félix ao Leixões, falou-se de Gilson Soares do Estoril, etc. Nessa óptica, o extremo/médio ofensivo Gaiense é capaz de ser visto como uma adição preciosa para o conjunto comandado por Filipe Çelikkaya e Nuno Cardoso.
Realisticamente, Candal não é um jogador com o potencial de um Gonçalo Esteves, portanto, esta contratação(a ser uma realidade…) serviria não para assalariar um activo com perspectivas de reforçar futuramente a equipa principal, mas sim para empregar um Junior que serviria apenas para tornar a equipa B mais competitiva, e assim permitir que os “craques”(Youssef Chermiti? Chico Lamba?) com mais potencial que nela “habitam” possam estar integrados num projecto vencedor. E, até agora tenho supramenciado o Sporting B, mas ninguém nos garante que Candal tenha nível para mais do que o Sporting Sub-23. A FC Porto SAD ainda não tem equipa B.
Pessoalmente, acho que isto não passa de uma “novela soft” de verão que algum jornalista se lembrou de conjecturar para preencher um espacinho na sua coluna diária, e que daqui por uns dias desaparecerá sem deixar rasto, da mesma forma que a vexatória “novela” de que Gael Kakuta interessava ao Sporting, ou de que Yangel Herrera estava no “radar” do Sporting. Candal até pode ter interesse em “namorar” com o Sporting, mas a disposição e o querer será recíproco?
2) Surpreendeu-me a presença de Bruno Paz(23 anos, médio-centro, originalmente um “6”) entre os utilizados no jogo vs Belenenses SAD, da mesma forma que me surpreende que ele tenha seguido viagem para o Algarve. Há aqui, várias leituras possíveis: 1) O Sporting quer contar com o atleta enquanto João Palhinha não regressa de férias, 2) Estará a fazer o “papel de Ugarte” enquanto o Uruguaio não chega, 3) Existe receio de perderem Matheus Nunes, e por isso, estarão a preparar já o seu sucedâneo, 4) Para meu monumental assombro, Rúben Amorim pode simplesmente gostar da qualidade do jogador.
Semelhantemente, entre os eleitos para o estágio no Algarve seguiu o extremo(sobretudo esquerdo) Geny Catamo(20 anos, canhoto), ele que já é internacional Moçambicano e era altamente cotado pela anterior equipa técnica(Luís Gonçalves e Tiago Capaz) dos “Mambas”. Já na temporada transacta Catamo foi aposta de Rúben Amorim durante a Pré-Época, o que até chegou a valer umas criticas dos entendidos a Silas por ao contrário de Amorim, não ter detectado o talento do Moçambicano mais cedo.
Com Geny e Paz já na “bagagem”, Amorim levou para o Algarve um total de 29 jogadores, e a esses 29, ainda falta adicionar os 3 que foram ao Euro, os 2 que foram à Copa América, e ainda presumivelmente, Manuel Ugarte. Somando um total de 35 atletas. Tendo em conta que Amorim alegadamente só quer ter 25 jogadores no grupo, terá necessariamente de cortar muitas “gordurinhas”. Se porventura, ainda vier um extremo direito, um central direito, e quem sabe talvez até mais um GR(caso “Max” saia), o plantel ficaria soperlotado, e as saídas, tornam-se-iam imperiosas. E as saídas milionárias de Sporar, Rosier e Maximiano também trariam um “sorriso” aos cofres leoninos.
3) Foi apresentada a média Chinesa Shen Menglu(19 anos) como a mais recente reforço do FutFemSCP, e em teoria vem para jogar como extrema esquerda. Espera-se agora que Gi(ovanna) Santos(ex-Famalicão) se possa seguir nos próximos dias. Ana Teles possivelmente irá ser trabalhada para assumir também a posição que era de Raquel Fernandes. E a equipa técnica continua identicamente à procura de mais uma GR.
4) Será que sou o único que ficou surpreendido por José Mourinho ter dispensado Justin Kluivert da pré-época da AS ROMA?
5) “Grazie mille, ragazzi“, foi uma delícia ver “Gigio” Donnarumma “matar” Bukayo Saka e a Inglaterra nos penalties. E que esta vitória Transalpina seja um bom agoiro para o regresso de José Mourinho a Itália.
Texto: A.C.F.
Imagem: Instagram Rúben Candal.