Depois de vencer o Sporting B por 8-3 e o Casa Pia por 2-1, eis que ontem o Sporting fez o seu 3º e 4º jogo de pré-época, tendo vencido durante a manhã a Belenenses SAD por 1-0 com um golo de Joelson Fernandes, e à tarde bateram o Estoril Praia por 3-1 com golos de Pedro Porro, Jovane Cabral e Bruno Tabata. Com isto, o Sporting elevou o seu registo de pré-época para 4-0, com 14 golos marcados e 5 sofridos.
O XI titular vs Belenenses SAD foi: Luís Maximiano, Gonçalo Esteves, Eduardo Quaresma, Zouhair Feddal, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Dário Essugo, Daniel Bragança, Joelson Fernandes, Nuno Santos e Paulinho. Bruno Paz entrou como substituto, entrando para substituir Dário Essugo.
Eduardo Quaresma foi titular pela 2ª vez esta pré-época, e voltou a jogar como “Central Direito“, tal como tinha feito vs Sporting B. Gonçalo Esteves foi titular, e logo na sua posição de lateral direito, e ao que consta, evidenciou grande frescura física durante as duas partes(de 35 minutos). Ricardo Esgaio foi novidade ao jogar como lateral esquerdo. Daqui, podemos depreender uma de duas coisas: Ou Gonçalo já está acima de Esgaio na hierarquia da lateral direita, ou Esgaio possui uma polivalência que Rúben Amorim pretende explorar. Com tantas optações tanto para a ala esquerda como para a direita, assim, o Mister Leonino está literalmente “spoiled for choice” com este plantel do Sporting
Zouhair Feddal jogou o seu 2º jogo a titular, e se vs Sporting B tinha jogado na sua posição de “Central Esquerdo”, desta vez actuou na posição de Sebastián Coates, jogando pelo meio, e ao que dizem, com grande eficácia. Matheus Reis foi titular pela primeira vez, e actuou na posição esperada de Central Esquerdo. Na baliza, a novidade foi Luís Maximiano, após Adán ter sido titular nos 2 jogos anteriores.
No “centro do parque” jogaram Dário Essugo e Daniel Bragança, e se quando Bragança joga com Matheus Nunes, a tendência parece ser de Bragança ser o “6” e Matheus o “10“, aqui acreditamos que Bragança tenha sido o criativo, e Essugo o “ball winner“. Joelson Fernandes foi titular pela 2ª vez nesta pré-temporada, e depois de ter actuado como lateral esquerdo vs Casa Pia, ontem vs Belenenses SAD jogou como extremo direito. Nuno Santos, tal como no jogo anterior(vs Casa Pia) voltou a exibir-se como estremo esquerdo.
O XI titular vs Estoril Praia foi: Antonio Adán, Pedro Porro, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Rodrigo Fernandes, Flávio Nazinho, Matheus Nunes, Bruno Tabata, Jovane Cabral, Tiago Ferreira e Tiago Tomás
Na defesa, Rodrigo Fernandes(canhoto de 20 anos) foi titular pela 3º vez esta pré-época, e sempre como defesa central(ele que é médio defensivo de raiz). Já participou uma vez na posição de Coates(centro), e duas na posição de Feddal(central esquerdino). Poderá esta sua adaptação estar a empurrar Matheus Reis para a “porta” dos “dispensáveis”? Já Gonçalo Inácio pela 2ª vez foi titular, e mais uma vez(tal como vs Casa Pia), voltou a jogar na posição de Coates. Na ausência do Uruguaio, Amorim já testou Inácio(duas vezes), Rodrigo Fernandes, e Feddal nessa posição.
Tal como o fez vs Sporting B, Flávio Nazinho(17 anos) voltou a ser titular, e em ambas as ocasiões, jogou como lateral esquerdo, enquanto Rúben Vinagre e Vitorino Antunes ontem juntamente com Pedro Marques realizaram treino específico de condicionamento físico. No miolo, vs Sporting B os titulares tinham sido Bruno Tabata e Dário Essugo, e ontem voltou a ser Bruno Tabata, mas desta vez, acompanhado por Matheus Nunes. Mais uma vez, Tabata voltou a actuar na “posição de João Mário Eduardo“, posição essa também já ocupada duas vezes nesta pré-temporada por Daniel Bragança.
Na frente de ataque, depois de ter sido extremo esquerdo versus Sporting B, ontem Tiago Tomás jogou como “9”, e até ao momento, o Sporting nas últimas duas semanas já utilizou 3 jogadores diferentes nessa posição, Paulinho(duas vezes), Pedro Marques e Tiago Tomás. Pela 3ª vez, Jovane Cabral agiu como extremo direito, e o jovem Tiago Ferreira(19 anos) foi titular pela primeira vez, começando como extremo esquerdo, ele que tem ao que dizem, dado boas indicações nesta passada quinzena.
Ontem, Tomás Ribeiro(22 anos) foi titular pelo Belenenses, e jogou na sua posição habitual de central esquerdino(1,5M€ de acordo com o Transfermarkt) num sistema de 3-4-3. Que terá Rúben Amorim pensado das qualidades do jovem e talentoso central canhoto. Sobretudo, em contraste com as prestações de Matheus Reis e do adaptado Rodrigo Fernandes? Ficará Tomás gravado no subconsciente de Amorim como um promissor jogador para resgatar a curto-médio prazo?
Texto: A.C.F.
Imagens: Sporting CP.
XI titular do Sporting CP 1-0 Belenenses SAD a 10/07/2021.
XI titular do Sporting CP 1-0 Estoril Praia a 10/07/2021.
4 XIs titulares nesta pré-temporada. Versus: Sporting B, Casa Pia, Belenenses SAD e Estoril Praia.