É finalmente oficial, o Sporting Clube de Portugal, contratou o ex-FC Porto, Gonçalo Esteves(17 anos), aquele que é considerado por especialistas, não só como uma das maiores promessas do Futebol de Formação Portista e Português, mas igualmente, o melhor lateral direito Sub-19 do Planeta. A ser verdade, temos “Locomotiva”!
Relativamente a contratos, há muito “nevoeiro” a pairar no ar, uns dizem que por ser ainda menor de idade(até Fevereiro do próximo ano) assinou um contrato(de Formação) de 3 anos, com mais 2 de opção que se tornar-se-ão efectivos quando atingir os 18 anos, enquanto outras averiguações dizem que assinou apenas um contrato(de formação) de 1 ano.
Dizem que o jovem vai integrar os treinos da equipa principal, e que seguirá(acredito que sim) estágio para o Algarve, e na minha opinião, ele irá(pontualmente) integrar os treinos da equipa principal(aliás, tal como o fez ontem, 7 de Julho), tal como outros(tais como o Lateral direito de 17 anos, David Monteiro) regularmente o irão fazer. A informação que tenho, é de que após o fim da pré-época, Gonçalo começará o seu trajecto no Sporting na equipa de Sub-23 liderada por Filipe Pedro.
Uma coisa é certa, se Gonçalo tem todo esse potencial, para vir a ser um novo João Cancelo, então o Sporting eventualmente terá em mãos um dilema, um bom dilema, pois já tem Pedro Porro e Ricardo Esgaio na sua equipa principal, e com Gonçalo, e quem sabe David Monteiro a serem maturados nas sombras, a médio-prazo, poderá ter 4 opções válidas na equipa principal, isto já sem pensar em Hevertton Santos e Loide Augusto.
De momento, Porro é inequivocamente(quando em forma), o melhor lateral direito do Sporting, e isso dificilmente irá mudar nos próximos 12 meses, Esgaio acaba de ser contratado, e incertamente deixará de ser aposta daqui por 1 ano, portanto, se Gonçalo estiver pronto para “subir” em definitivo em Julho de 2022, o Sporting possivelmente terá que fazer uma de duas coisas: 1) ou accionará o direito de compra de Porro por 8,5M€ para de seguida o vender “apressadamente” com relativamente “curto” lucro e abrir espaço para Gonçalo, 2) ou simplesmente optará por não comprar Porro, tal como por estes dias, aparentemente tomou a decisão de não se esforçar demasiado por comprar João Mário Eduardo. Uma coisa é certa, a SAD improvavelmente alienará uma “sure thing” como Porro, a menos que até lá Gonçalo dê muitas garantias nos treinos da equipa principal e nos jogos pelos Sub-23 e Sporting B.
A 20 de Março, na conferência de imprensa após a vitória(1-0) sobre o Vitória de Guimarães em Alvalade, Rúben Amorim disse, e passo a citar:
“O Dário(Essugo) é um miúdo com muito talento, com muita humildade, trabalhou bem e faz parte do nosso projecto. É mérito do Dário e isto é também uma mensagem para os jovens jogadores. Não interessa a idade, o Sporting está neste caminho, aqueles que estiverem em dúvida entre clubes sabem que aqui têm a porta aberta, isso por vezes faz a diferença”
Há quem especule que esta “bandeira” plantada ou “farol” aceso atraiu Gonçalo para o Sporting, e diz-se igualmente, que Rúben Amorim já conhecia Gonçalo Esteves e queria o jogador. Pessoalmente acho pouco credível, que o treinador da equipa principal do Sporting que tem que estar a preparar treinos, dar palestras, tirar cursos, supervisionar treinos, observar vídeos de equipas seniores adversárias, andar em reuniões com Hugo Viana, Frederico Varandas, Departamento Jurídico, Antero Henrique, ver jogos de Futsal com o seu Tio Sportinguista, etc, e mesmo assim, tenha tempo para andar a ver jogos dos Sub-19 do FC Porto ou da Selecção Nacional Sub-19 para “descobrir” Gonçalo Esteves. É uma narrativa que fica bonita nas páginas de um RECORD(ou outro), mas parece-me um “conto de fadas” difícil de engolir.
Mas, se o “canto da sereia”(e projecto) de Amorim foi responsável(e em parte, acredito que tenha sido) pela vinda de Gonçalo, então, gostava que também pudesse servir para atrair Ronaldo Camará(18 anos) do Benfica, ele que até é Sportinguista fanático, e apenas saiu do Sporting(para o Benfica) há uns anos, supostamente, por ter sido mal-tratado por alguns “responsáveis” na Academia. Alegam(os seus ex-representantes), que foi colocado a treinar à parte dos colegas, e que um funcionário(que ainda lá está), passava por ele, e o atormentava psicologicamente enquanto ele se exercitava.
Texto: A.C.F.
Imagens: Sporting CP.