1) Sempre esteve nos objectivos da Sporting SAD para a nova época a contratação de um defesa central, de preferência para jogar sobre a direita, se possível, rápido e com boa saída de bola. Atendendo a que Luís Neto perdeu o lugar para o canhoto Gonçalo Inácio, e que este último pareceu acusar a pressão e “tremeu” nas últimas jornadas de 2020/21, a SAD estava focada em trazer um “upgrade“.
Na minha leitura, o alvo primário seria/será Vítor Tormena do Sporting Braga, e veremos se depois da contratação de Ricardo Esgaio(suspeito que irão haver novidades já nos primeiros dias de Julho), se o foco do Sporting não se virará imediatamente para o “zagueiro”. Até porque entre os critérios desejados, seria um central com mais experiência(do que Inácio).
Mas agora, de acordo com O.C.S. Espanhóis, depois de na época transacta o Sporting ter ido a Espanha “pescar” Zouhair Feddal, Pedro Porro e Antonio Adán, desta vez a “mira” da SAD virou-se para José Marsà(1,85), um central canhoto de 19 anos que pode jogar na direita e na esquerda do eixo, e inclusive, a lateral direito e esquerdo, portanto, parece-me lógico presumir que se trata de um central rápido e que sabe sair a jogar.
Ainda segundo a imprensa Espanhola, Marsà(que termina o contrato hoje) começou a época 2020/21 nos Sub-19(onde era Capitão) do Barcelona, mas terminou na equipa B onde jogou 13 jogos, 8 a titular. Tem 12 anos de experiência no Barça, e apesar de ter alegadamente recebido propostas financeiramente mais vantajosas, optou pela do Sporting devido ao “track record” do Clube e de Rúben Amorim em apostar em jovens jogadores. O jogador deverá chegar a Lisboa nos próximos dias para efectuar os tradicionais testes médicos e assinar um contrato de 3 anos, com mais 2 de opção.
Marsà(Internacional até Sub-19) terá uma cláusula de rescisão de 45M€ e poderá começar o seu trajecto no Sporting pela equipa B, mas as expectativas são de que em 2022/23 já esteja integrado no plantel principal.
Na minha opinião, depois da semi-desilusão da temporada passada, o Sporting irá reforçar a sua equipa B com mais contratações do que em anos anteriores, portanto, a vinda de Marsà não invalida que o Sporting contrate mais um central para a equipa principal.
2) O Sporting A hoje realizou um jogo treino(que venceu por 8-3, inclusive, com um “hat-trick” de Paulinho, e Tiago Ferreira também marcou) contra o Sporting B. O XI titular foi: Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Rodrigo Fernandes, Zouhair Feddal, Pedro Porro, Flávio Nazinho, Dário Essugo, Bruno Tabata, Jovane Cabral, Tiago Tomás e Paulinho. Se eu estou a ler este XI titular correctamente, o Rodrigo Fernandes jogou a defesa central entre Quaresma e Feddal. E Bruno Tabata jogou a Médio-Interior Esquerdo.
Sabemos que Lucas Dias, Elves Baldé e Nikolai Skoglund jogaram pela equipa B, pois foram eles que marcaram os golos pelo seu conjunto.
3) Guilherme Ramos, defesa central formado no Sporting, foi hoje transferido do Feirense para o Arminia Bielefeld, com o Sporting a receber pelos 50% que detinha do passe do atleta. Bom jogador, tinha valor para jogar na 1ª divisão Portuguesa. Que tudo lhe corra bem.
4) “Extra-ACF” Vi hoje o 1º episódio da primeira temporada de “Ted Lasso” e perdi logo o interesse em ver o resto.
Texto: A.C.F.
Imagem: Instagram José Marsà.
Sporting A 8-3 Sporting B (30/06/2021)