A pré-época do Sporting Clube de Portugal começou ontem, e para além da presença de Pedro Marques(23 anos, e representado pela poderosa ProEleven de Carlos Gonçalves), 6 jovens oriundos da formação marcaram presença, foram eles: Rodrigo Fernandes(20 anos), Flávio Nazinho(17), Joelson Fernandes(18), Dário Essugo(16), Diego Callai(16) e Tiago Ferreira(19).
Os altamente cotados(internamente) Chico Lamba e Youssef Chermiti (e talvez Lucas Dias)terão que esperar por outra oportunidade, embora, indubitavelmente sejam chamados aos treinos da equipa A durante a época. As suas ausências poderão igualmente significar que o Sporting vai contratar um defesa central e “9” neste mercado de verão. O facto dos laterais direitos Heverton Santos e Loide Augusto não estarem a fazer a pré-época, poderá igualmente indicar que Rúben Amorim aposta tudo em resgatar Ricardo Esgaio nos próximos dias.
Nazinho é um Lateral Esquerdo, e a questão fulcral, é se esta época assumirá uma candidatura à suplência ou à titularidade, e isso obviamente dependerá dos reforços que chegarem nos próximos dias. Se vier(e eu diria que as probabilidades são boas) Rúben Vinagre, então Nazinho será o seu “understudy“. Jogador já bem maturado fisicamente, precisa trabalhar mais o processo defensivo, muito rápido, mas ligeiramente menos tecnicista que Nuno Mendes.
Joelson é um Extremo(destro) que tanto pode jogar pela esquerda, como pela direita. A sua “subida” à equipa principal talvez possa ser indicativa de que Jovane Cabral será vendido este verão, o que seria uma pena, pois são avançados de características diferentes, sendo Joelson mais tecnicista e Jovane mais repetentista, aliás, Jovane é bem capaz de ser o jogador mais explosivo e atlético no plantel, e muito útil quando entra como suplente. Muita qualidade técnica, mas tem que melhorar o remate e segurar melhor a bola.
Se vier mais um extremo(Marcus Edwards, como se especula e deseja), possivelmente, o Sporting ficará com um leque de Pote, Nuno Santos, Edwards e Joelson para jogar atrás de Paulinho. A aposta em Joelson deixa igualmente menos espaço para Gonzalo Plata no Sporting, e talvez possa empurrar Tiago Tomás para o meio.
Tiago Ferreira é um Extremo Esquerdo(mais uma indicação que o tempo de Jovane no Sporting poderá estar a expirar) que também poder jogar como médio ofensivo, e é representado pela Proeleven. O canhoto com cláusula de 60M€ poderá ser visto como uma opção para as funções desempenhadas por João Mário Eduardo no meio-campo, ou alternativamente para o lugar de Nuno Santos. Grande qualidade técnica, tem que segurar melhor a bola.
Rodrigo Fernandes é um Médio Defensivo muito sereno e representado pela Gestifute que será claramente opção para o lugar de João Palhinha. Preocupante é o facto de só ter contrato até 2023, algo a resolver antes de se apostar a sério no atleta na equipa principal.
Diego Callai é um muito promissor GR de grande estampa física(1,91, e ainda só tem 16 anos), e no qual a estrutura deposita grandes esperanças. Tal como Rodrigo Fernandes, só tem contrato até 2023, algo para o Departamento Jurídico resolver nas próximas semanas. Possivelmente será o 3º GR atrás de André Paulo, ou poderá surpreender e ser mesmo o Nº2, apenas atrás de Adán. Para mim, a verdadeira questão, é quem vai ser titular no Sporting B, Callai ou Paulo?
Dário Essugo é um muito jovem Médio Defensivo, veloz e com boa qualidade técnica, e questiono-me se a sua presença e a de Rodrigo Fernandes na pré-época, se poderá significar que a SAD tenciona vender João Palhinha, ou no mínimo, se os rumores nos “mentideiros” sobre a venda de Matheus Nunes(ou Daniel Bragança) não serão mesmo verdade. Pessoalmente, não ficaria chocado se no futuro o meio-campo do Sporting for Tiago Ferreira e Dário Essugo, o potencial está lá.
A ver vamos, se nos próximos dias, Ricardo Esgaio, Rúben Vinagre e Manuel Ugarte serão “injectados” nos treinos de pré-época.
Texto: A.C.F
Imagem: Instagram Flávio Nazinho.