1) Vejo a contratação de Gil Dias por parte do SL Benfica como um desenvolvimento muito positivo, para o Sporting Clube de Portugal. Gil Dias(24 anos) é um jogador talentoso e de considerável potencial(alto, bom tecnicamente, fisicamente forte e bom no “1 para 1“) ainda por explorar, mas não obstante a sua posição de raiz ser a de extremo direito, ele também pode fazer de extremo esquerdo(ele é canhoto) e lateral esquerdo, e penso que seja nesta última posição que Jorge Jesus vai apostar forte nele(como em tempos fez com Fábio Coentrão), e precisa ser trabalhado sobretudo a nível de cruzamentos, empenho, e consistência exibicional.
Há dias eu escrevi que o Sporting estava mais bem posicionado para conseguir o concurso de Rúben Vinagre do que o Benfica, e a contratação de Gil Dias(suponho que para lateral esquerdo) vem validar essa minha opinião e teoria, e deixa caminho livre para que Vinagre venha reforçar os “Leões”. Mais, a contratação de Gil Dias poderá indicar que a intenção de JJ para 2020/21 será a de manter o sistema 3-4-3, ficando naturalmente a faltar um “6” e um “8” que lhe “soprem vida”.
Foi um bom negócio, um excelente valor(1,5M€) tendo em conta o valor desportivo e potencial do atleta. Outro “plus” desta contratação para o Benfica, é que lhe permite dispensar Nuno Tavares e dá-lhes outra paz de espírito caso cheguem ofertas para negociar Grimaldo.
2) De acordo com O.C.S. estrangeiros, está em cima da mesa uma oferta substancial de 47.000€ semanais de ordenado para levar Ryan Gauld para jogar na MLS(Vancouver Whitecaps). Para mim, é inconcebível que o Sporting não tente recuperar Gauld para ser o Médio-Interior Esquerdo do nosso 3-4-3. Para mim, é impossível esboçar o melhor meio-campo do campeonato anterior sem incluir João Palhinha, Sérgio Oliveira, e Ryan Gauld.
O Sporting já “perdeu” um dos melhores jogadores “extra-Grandes” em Fábio Cardoso, não se pode dar ao luxo de “esbanjar” Gauld, e numa 2ª linha, nomes como Esgaio, Rochinha, Ricardo Horta e Bruno Varela que ainda estão abaixo de nós na “cadeia alimentar”, economicamente falando.
3) Não me surpreende em nada a dispensa de Miguel Luís do Vitória de Guimarães, já no Sporting, o jogador da Gestifute não impressionava. Ainda me lembro de quando nos Sub-14 ele fazia dupla de “8s” com Diogo Pinto, é um jogador com “personalidade pequena”. Mas se Rui Jorge assumir um Clube, acredito que Miguel Luís será titular indiscutível nessa equipa….
4) A Iminente contratação de Paulo Oliveira(destro) pelo SC Braga poderá revelar-se premonitória quanto a saídas. O Braga tem Rolando(destro) e Raul Silva(canhoto) na porta de saída, mas como Oliveira deve vir com “garantias” de que vai ser titular(possivelmente com o canhoto David Carmo), isso em teoria coloca Vítor Tormena(destro) mais longe da titularidade, e mais susceptível de querer sair do Clube. Para o Sporting ou para o estrangeiro?
5) Há 3 dias escrevi e passo a citar: “Bruno Paz para mim é um “assunto” encerrado. Não parece ter a fisicalidade ou mentalidade para ser jogador para o Sporting.“, hoje O JOGO publica uma notícia anunciando a dispensa do jogador.
Igualmente há 3 dias escrevi e passo a citar: “Poderá ainda surgir uma surpresa? Ao longo dos anos tem acontecido, um nome menos cotado(para quem está no exterior) surgir e fazer boa figura. Quem sabe um Geny Catamo, um Loide Augusto, um Lucas Dias, ou um Tiago Ferreira.“, e hoje O RECORD publica uma notícia a dizer que Tiago Ferreira vai ser observado nos treinos da pré-época.
Aparentemente, tanto num caso como noutro, eu li bem as “tea leaves“.
6) “Extra-ACF”: Há pouco mais de 1 ano vi a mini-série “The Loudest Voice“, e gostei imenso, fiquei feliz quando Russell Crowe merecidamente venceu o Globo de Ouro de Melhor Actor pela sua participação. Temia que o filme “Bombshell” fosse semelhante, mas visto através de um prisma feminista, além disso, nunca gostei de Nicole Kidman. Vi o filme, e não é horrível, Charlize Theron é excelente, quase parecendo um clone da jornalista Megyn Kelly. A ver se brevemente verei 2 filmes de Jessica Chastain; “Miss Sloane” e “Molly’s Game“. Ontem à noite, tentei ver a mini-série “The Comey Rule” mas parei a meio, é demasiado faccioso(politicamente) chegando mesmo a parecer uma comédia, não recomendo!
Texto: A.C.F.
Imagem: Instagram Gil Dias.