1) Por vezes, ao ler(ou ouvir) certos e determinados O.C.S.(Órgãos de Comunicação Social), questiono-me, se nos estamos a deparar com uma transparência relativamente ao que é a realidade, ou se antes não será uma narrativa na qual esse O.C.S. decidiu apostar para essa temporada(de “silly season“). No final da época, Rúben Amorim, disse que os reforços que desejava, era manter a equipa intacta, eu pessoalmente, acho que isso é utópico, e pelo menos 4 jogadores vão chegar durante o verão.
A julgar pelo que publicam certos O.C.S. o Sporting está há semanas a vender Jovane, Matheus Nunes, Daniel Bragança, João Palhinha, Nuno Santos, etc. Mas continuam todos por cá! Eu sinceramente já nem ligo nenhuma a essas notícias(algumas das quais, são emitidas…. e desmentidas em 24 horas), cujo propósito em termos de “comercialidade jornalística” me escapa, pois apenas parecem causar ansiedade, e ninguém lucra com isso(excepto os psiquiatras), ninguém compra jornais para ficarem nervosos ou deprimidos, até porque algumas “notícias” nem sequer fazem muito sentido excepto no contexto de uma narrativa à qual um O.C.S. se queira teimosamente manter fiel.
Para mim, as prioridades absolutas são um central para a direita que seja melhor que Luís Neto e não uma adaptação como Gonçalo Inácio, e acredito que a seu tempo(pós-Esgaio), a escolha irá recair sobre Vítor Tormena do SC Braga. E parecer-me-ia lógico apostar-se em mais um “9”, mas de características diferentes da Paulinho, pessoalmente gosto de Gonçalo Paciência, mas veremos quem aí virá.
De resto, os jornais desde cedo apostaram na necessidade de vir mais um extremo, de preferência para a direita, e aqui, podemos pensar em Wenderson Galeno e Ricardo Horta do SC Braga como estando possivelmente nas predilecções de Amorim, e naturalmente, foram surgindo Marcus Edwards, Rony Lopes e Francisco Trincão. Acredito que dependendo exclusivamente de R.A. a escolhia seria Trincão, um jogador que a espaços, me faz lembrar um jovem Luís Figo, e que sem dúvida seria titular no nosso XI, e um grande investimento desportivamente e comercialmente.
De resto, jogando nós com Pote e Nuno Santos no apoio a Paulinho, a realidade, é que não será qualquer um que chegaria e tiraria o lugar a um desses 2. Não haja ilusões, temos um XI titular bastante competitivo.
Das estatísticas de Pote nem vale a pena falar, portanto, em teoria, a ideia é chegar um Edwards(ou Rony) para jogar na direita, e Pote passaria para a esquerda, e Nuno Santos ou recuaria para lateral esquerdo, ou iria para o banco onde seria um suplente de luxo. Mas, analisemos… Em 2019/20 Edwards “assinou” 9 golos e 9 assistências em 36 jogos, mas nesta última época, o próprio Nuno Santos “assinou” 8 golos e 10 assistências em 37 jogos, portanto, não será fácil encontrar(especialmente em Edwards) um “upgrade“.
Não obstante me agradar o perfil de jogadores de 21-23 anos talentosos contratados no mercado Português que têm sido conotados com o Sporting, não acredito que cheguem tantos quanto os O.C.S. apontam, pela simples razão que taparia a emergência de valores da formação. Vinagre “taparia” Flávio Nazinho, Edwards “taparia” Joelson Fernandes, Ugarte “taparia” Dário Essugo, Samuel Portugal “taparia” Diego Callai, etc. O Sporting para se manter competitivo, todas as épocas tem que apostar e potenciar um “Nuno Mendes” que possa vender por 70M€ para com esse $$ reforçar a equipa e torná-la cada vez mais competitiva. Se calhar em 2022 será Essugo.
Até ao momento, A BOLA, O JOGO e SIC Notícias, todos relacionaram Marcus Edwards com o Sporting. Pessoalmente, já acho muito “fumo” para ser apenas mais uma narrativa “de saison“.
Esgaio, Vinagre, Tormena e Trincão, penso que esses são os alvos(o que não quer dizer que no final sejam esses os escolhidos) primários, e não Edwards, Herreras e Ronys, isso parecem-me tretas(umas mais plausíveis do que outras) para diariamente vender jornais e dar conteúdo para programas televisivos. E não quero acreditar que o Matheus Nunes saia, para mim, é dos que tem mais potencial, é um atleta diferenciado(e polivalente), seria um erro vendê-lo antes do potenciarmos devidamente.
Já quanto à opção Rony Lopes. Prefiro-a à opção Edwards. Rony é melhor atleta, tem técnica e tem raça. O Sporting já se deu bem num passado recente indo buscar um ex-Benfica em Nuno Santos, podiam agora também tentar este.
2) As coisas correm bem a Portugal, e estamos todos a ficar imbuídos da “Febre do Euro” em Portugal, o duelo de Domingo contra os “Poirots“/”Van Dammes” avizinha-se, e o patriotismo está em alta. Com isso em mente, e para alimentar as fornalhas da auto-estima Lusitana, deixo aqui esta imagem recente da Internacional Portuguesa Andreia Norton.
3) “Extra-ACF”: Este Sábado, Vasyl Lomachenko defronta Masayoshi Nakatani em Las Vegas no regresso de “Loma” ao activo após a sua semi-surpreendente derrota vs Teófimo López em Outubro último. Qualquer adepto de Boxe e artes-marciais estará entusiasmado com o regresso de um dos pugilistas mais talentosos dos últimos 10 anos, mas Nakatani é alto, e “Loma” costuma ter dificuldades contra adversários altos(veja-se versus Luke Campbell em Agosto de 2019), para quem gosta de apostar, poderá aqui haver um “upset“.
Texto: A.C.F.
Imagem: Zimbio, Twitter Andreia Norton, Twitter Top Rank Boxing.