1) Há sensivelmente 1 ou 2 anos, Bruno Tavares era considerado uma das próximas pérolas da formação do Sporting quando actuava pela equipa Sub-23 do Sporting então comandada por Leonel Pontes. Mas agora, encontra-se na iminência de ser dispensado pelo Sporting.
Tavares tem contrato até 2025, e segundo me disse o seu empresário Ulisses Santos, a sua cláusula de rescisão é de 45M€. Segundo o que se lia na comunicação social há semanas, os dirigentes do Sporting estavam tão saturados com o jovem talento que admitiam dispensá-lo e não colocar entraves a que fizesse carreira na “concorrência”.
“Notícias” mais recentes, desta vez, pela “caneta” do MaisFutebol, indicam que poderá estar na calha um empréstimo ao Sparta de Roterdão ou à ACF(no relation)Fiorentina. Presumo que em parte, o objectivo desse hipotético empréstimo seria o de afastar Bruno das suas actuais “soi-disant” más companhias. Não sei é se a vida nocturna(drogas e prostituição) nessas duas cidades representariam uma “melhoria ambiental” em redor do jovem de 19 anos.
O que despoletou esta “ira” por parte dos “adultos”? Alegadamente, o jovem meteu um vídeo no seu Instagram em que “brincava” com um maço de notas, possivelmente imitando algum rapper ou até mesmo Floyd Mayweather Jr. E pela brincadeira, o Sporting multou-o em 1300€.
A minha experiência ensinou-me, que nas Academias dos Clubes grandes, todos os jovens têm talento, o que os diferencia são aqueles que têm a “sorte” de serem maduros mais cedo e começarem a pensar no futebol como uma carreira(em vez de uma “brincadeira”) quando ainda só têm 12 ou 13 anos, enquanto a maioria só o começa a fazer aos 16, e alguns, nem aos 26…. Joões Moutinhos e Joões Mários são uma raridade, a maioria não têm culpa de serem apenas crianças ou adolescentes normais, e todos passam pela “fase parva”.
Eu percebo que queiram disciplinar o miúdo, mas questiono-me sobre que direito tem o Sporting para multar um jovem por andar a exibir notas no Instagram, estamos a desbravar território virgem em termos do que pode ser entendido como “indisciplina” ou imaturidade. Se o dinheiro é dele…. no máximo pode ser acusado de ostentação, narcisismo materialista, mau gosto, mas não ofendeu o Clube, não cometeu um crime, etc.
Entendo que o queiram multar, mas não me parece que este fosse o melhor pretexto, e que de certa forma revela alguma falta de empatia entre os adultos que gerem a Academia e as tolices típicas da idade destes jovens que estão habituados a ver este tipo de comportamentos em vídeos e filmes. Podiam antes multá-lo por estar com excesso de peso. Gosto da suas movimentações(sobretudo as diagonais) e tomada de decisão, mas não acho que seja um jogador diferenciado. Se fosse dispensado agora, apenas estariam a acelerar o processo, pois provavelmente seria dispensado daqui por 2-4 anos na mesma.
2) João Pereira vai ser Treinador-Adjunto(um de 3?) na equipa técnica dos Sub-23 liderada por Filipe Pedro. Sem querer estar a agoirar o Mister(Filipe Pedro), provavelmente irá aceitar na sua equipa técnica o homem que provavelmente o irá substituir no final da época, ou talvez até mais cedo.
Conheço Filipe Pedro ao que parece já ser uma eternidade. Custa-me a crer que seja há 15 anos, pois ele ainda só tem 34 anos. Costuma dizer-se, que quando conhecemos alguém, quando ele é um miúdo, que vamos vê-lo com um miúdo para o resto da vida. E realmente, nunca augurei nada de bom para F.P. desde que há 1 ano lhe entregaram as rédeas dos Sub-23. Sempre o vi como inexperiente, jovem e sem carisma. E se calhar estou a ser bota-de-elástico e ignorante, mas continuo a achar que por mais conhecimentos técnico-tácticos que se tenha, sem carisma e capacidade de comunicação, dificilmente se vai ser um bom condutor de homens.
Sem maldade. Surpreendeu-me quando Filipe Pedro foi escolhido há 1 ano, e voltaram a surpreender-me quando lhe renovaram o voto de confiança nesta “off-season“. Suspeito que é uma questão de tempo até as coisas seguirem o seu rumo natural, e F.P ser substituído por causa de resultados(colectivos e individuais) insatisfatórios.
3) “Extra-ACF“: Diz-se nos Estados Unidos que o Republicano mais bem colocado para ser candidato em 2024 é o actual Governador da Flórida, Ron DeSantis, bastante mais bem colocado até do que Donald J. Trump. Católico, Casado, Pai de 3 crianças, formado em História em Harvard, formado em Direito em Yale, veterano da Guerra do Iraque, Governador mais jovem dos EUA. E tem apenas 42 anos de idade para competir com os 82 que Joe Biden terá em 2024. Parece perfilar-se como um “player” interessante.
Texto: A.C.F.
Imagem: Instagram Bruno Tavares.