1) Que jovens da Formação irão fazer a pré-época? Quem serão os próximos Gonçalos Inácios, Eduardos Quaresmas, Tiagos Tomás e Nunos Mendes? A ter fé entre o que escrevem na BOLA e no JOGO, deverão fazer a pré-época; Joelson Fernandes, Diego Callai, Dário Essugo, Flávio Nazinho, Bruno Paz e Hevertton. E não me espantaria se Chico Lamba e Youssef Chermiti também possam aparecer.
Bruno Paz para mim é um “assunto” encerrado. Não parece ter a fisicalidade ou mentalidade para ser jogador para o Sporting. Bastante promissor nos Sub-15(onde se sagrou Campeão Nacional), mas infelizmente, foi perdendo fulgor. Essugo(2005) será visto como um “understudy” de João Palhinha. Diego Callai(2004) é um jovem GR com boa margem de progressão.
Depois da geração de 2003 em 2019/20, os próximos 2 nomes que eram/são as “meninas-dos-olhos” de Varandas, eram o defesa central Chico Lamba(2003) e o avançado Youssef Chermiti(2004). Esses 2 quase de certeza iriam ser aposta, era apenas uma questão de quando. O facto do Sporting poder vir a potencialmente “dispensar” 3 centrais(Quaresma, Reis e Neto) poderá abrir uma janela de oportunidade para Lamba na pré-temporada, ele que na minha opinião ainda não está 100% maturado/preparado. Quanto à posição “9”, é uma questão mercurial e volúvel, se Pedro Marques não se afirmar na pré-época, e se não chegar um novo “9”, aí as probabilidades de Chermiti ter oportunidades aumentam.
Joelson poderá ser aposta por todo o valor e potencial que no passado já lhe reconheceram, mas pressinto(e posso perfeitamente estar enganado) que ele já tem muito menos espaço de manobra entre os “decisores”(Amorim e Varandas), cuja paciência e boa-vontade para com o jovem já parece ter conhecido melhores dias. Quando há uma “linha de montagem”(Academia de Alcochete) permanentemente ligada, nenhum “Joelson da vida” se deve considerar a “última coca-cola no deserto”.
Nazinho quase de certeza será aposta, e dependerá de que LE chegar a Alvalade este verão, um titular, ou um suplente. Já Heverton(LD) terá oportunidades consoante a chegada(ou não) de mais um LD para concorrer com Pedro Porro. Não me parece preparado para este nível, e a aparecer, deverá ser como 3ª opção para LD.
Poderá ainda surgir uma surpresa? Ao longo dos anos tem acontecido, um nome menos cotado(para quem está no exterior) surgir e fazer boa figura. Quem sabe um Geny Catamo, um Loide Augusto, um Lucas Dias, ou um Tiago Ferreira.
2) Apesar da especulação por parte da imprensa(que tem que vender o seu “peixe” de 24 em 24), eu não acredito que Rúben Vinagre vá para o Benfica.
Os números variam, mas fala-se entre 15ME e 18ME pela totalidade do seu passe, e seja em “cash” ou via “permuta”(Carlos Vinícius), não vejo o Benfica a alocar tanto dinheiro por um jogador para jogar na defesa, ainda para mais, depois de há 1 ano terem “torrado” 15ME em Otamendi.
Além disso, ultimamente um nome que tem ganho “tracção” na imprensa, é o de Gil Dias(parcialmente formado no Sporting), que é mais barato, e que coincidência(ou não, é agenciado pela Gestifute(à qual Rui Pedro Braz alegadamente é próximo). O seu empresário “of record” de Vinagre é Jorge Pires, não querendo com isto eu afirmar que Jorge Mendes não possa agir em parceria com Pires. Por exemplo, também se diz que Jorge Mendes estará envolvido numa possível transferência de Nuno Mendes, apesar de não ser o seu empresário.
A realidade, é que em Junho de 2020 o Sporting tem maior fôlego financeiro para investir em Vinagre do que o Benfica. De qualquer forma, a menos que surja um negócio em que o Sporting possa trazer R.V. por 6ME por 60% do passe, eu não ficaria chocado se o Sporting descartar o negócio(que até lá vai vender muitos jornais…) e apostar em opções mais baratas, sejam elas Flávio Nazinho, ou recuar Nuno Santos, ou trazer Fábio Coentrão(que termina o contrato com o Rio Ave já em Julho) para suplente, ou quem sabe, até Nuno Sequeira por um preço acessível.
A questão aqui, é que espécie de LE irá o Sporting contratar, um para ser titular, ou irá apostar em Nazinho como fez em Nuno Mendes, e necessitará de contratar um suplente como Coentrão, como anteriormente fez com Antunes.
3) No que diz respeito à venda de Luís Maximiano, foi um jogador e homem que nunca me impressionou, quer pelos atributos técnicos, quer pela sua personalidade, nunca me convenceu. Vejo-o como um miúdo pouco humilde, e que felizmente foi atempadamente substituído por “San Adán“. Se sair, adorava que o seu substituto no plantel fosse Luiz Júnior do Famalicão, um GR jovem e muito promissor.
Texto: A.C.F.
Imagem: Instagram Rúben Vinagre.