O ESPÍRITO DEMOCRÁTICO DE VARANDAS?
Não podemos ter ilusões, uma corrida eleitoral é uma corrida de popularidade e não uma corrida de competências, pois se assim fosse, talvez Varandas não tivesse sido eleito em 2018, isto apesar de ter concorrido contra um “field” tão pouco inspirado de adversários. Mas, ainda sendo uma corrida de popularidade, o vencedor não pode ele próprio ter ilusões, foi eleito através de um processo democrático, e nunca deve deslumbrar-se e perder noção do quanto a sua “governance” é frágil e “mortal.”
Costuma dizer-se que o poder corrompe, e eu começo a ver semelhanças entre Varandas e(dentro das devidas distâncias e no contexto apropriado), Bruno de Carvalho, Adolf Hitler e o Senador Joseph McCarthy, afinal de contas, quando se quer optar por um debate intelectualmente preguiçoso, é mais fácil menorizar e rebaixar as vozes discordantes com rótulos repressivos e ostracizadores.
Para uns, quando as críticas não lhes agradavam, chamavam-lhes “Sportingados“, “drones telecomandados de Carnide“, “Burros“, “Comunistas“, “Plutocratas“, etc. Varandas afirma que não é estúpido(se sente necessidade de o dizer…), no entanto, na recta final da sua entrevista televisiva perdão a sua inteligência emocional, e socorreu-se de imaturo “name calling“.
“QUEM CONTESTA O TRABALHO DESTA DIRECÇÃO OU NÃO PERCEBE NADA DE FUTEBOL OU É INTELECTUALMENTE DESONESTO”
Bom, isto faz lembrar os apoiantes de Hillary Clinton que quando alguém vota em Donald Trump, simplesmente dizem que essas pessoas são “estúpidas” ou um “cesto de deploráveis“. Isto dito por um líder revela muito. Revela uma estratégia de comunicação divisiva(irónica para quem tanto apregoou “Unir o Sporting“), e ao mesmo tempo, parece estar a identificar factores para além do seu controle(algo normal, numa Democracia) como responsáveis por insucesso ocorridos ou que venham a ocorrer. Tudo isto somado, inspira pouca confiança e vai revelando traços de absolutismo, intolerância e desnorteio emocional.
É preocupante a forma como o Presidente do Sporting subrepticiamente passa uma entrevista de uma hora a “dirigir-se” a Sportinguistas como “Experts“, “Cientistas do Futebol“, “Esqueletos” e “Intelectualmente Desonestos“(ou dito de outra forma, chamou de “Mentirosos” e “Estúpidos” a aqueles que não o apoiam), como que permitindo que esse ruído externo condicione a sua estratégia de comunicação e possivelmente condicione a sua gestão dos activos da SAD. Nesse aspecto, parece estar a tornar-se semelhante a BdC, alguém que sentia a necessidade de andar num constante “bate-boca” com os mais variados “opinion makers” e paineleiros. Quer Varandas ser Presidente do Sporting, ou em finais de 2019 já se contenta em ser Presidente dos Varandistas?
“TENHO MUITOS DEFEITOS MAS ESTÚPIDO NÃO SOU”
Onde estava Leonel Pontes em 2018 senão a descer uma equipa(Jumilla CF) da 3ª divisão Espanhola à 4ª divisão? Quem é que agora o coloca(ainda que interinamente) no comando do Sporting? É Varandas, o mesmo Varandas que se refere aos contradizentes como “experts“. Quem entre o seu séquito de “Sicofantas de Honra” teve a temeridade de”ordenar” Varandas de “Magnos Fredericus“, um iluminado ou ser superior que está para além do “ultraje” do debate e se pode dar ao luxo de “denegrir” os Sportinguistas que se atrevem a servir-se do seu Direito Constitucional de Liberdade de Expressão(estamos em Portugal, e não no Afeganistão…) para correctamente ou incorrectamente atrever-se a discordar do Presidente… apenas para serem zombados? Sectarismo! Divisionismo!
Depreendo das palavras de Varandas, que para além de mentirosos, quem o crítica, só pode ser estúpido, até porque num raro momento de humildade, o Presidente considera-se “measuring stick” e diz que ele não é estúpido, portanto quem discorda dele…
Quem é Varandas no futebol em termos de “track record“? Alguma ver preencheu um Relatório Técnico de Observação? Que predicados possui para ter voz na contratação e dispensa de jogadores? Em 10 anos tivemos ex-gestores de recursos humanos do BES(Bettencourt), tivemos engenheiros civis(Godinho Lopes), e tivemos ex-micro-empresários(Bruno de Carvalho), todos eles convencidos que percebiam de futebol e podiam ajuizar sobre negócios que custariam dezenas de milhões a uma SAD cotada na bolsa.
Basta de “estagiários”! Tenha noção, Doutor, e refamiliarize-se com o Princípio de Peter? Lá porque haja quem genuinamente, inocentemente ou cinicamente tenha votado em si, não presuma nem extraia daí que se tornou alguma criatura omnisciente que sabe mais que os outros e nada tem a aprender com a crítica que tão arrogantemente descarta chamando de mentirosa e estúpida. O “cemitério” de Alvalade está sobrelotado com ex-dirigentes feitos desse mesmo “tecido”.
O experiente poeta Luso-Cubano Santiago Gregorio Fuentes em tempos disse que só havia dois tipos de homens neste Mundo, os Heróis e os Bandidos. Atrevo-me a dizer que na mente de Varandas hoje em dia aparentemente só há dois tipos de opiniões, as intelectualmente desonestas, e… as de Rui Pedro Braz na TVI. Fica registado, fica registado para enobrecimento de quem opina e fica registado para posteridade de quem ajuíza quem opina…
Abençoado o médico que há um ano “trepou” para cima do palco do Sporting e ao fim de um ano no poder, dessa altura vertiginosa, olhou para baixo e começou a sentir-se o homem menos estúpido e menos desonesto do Castelo Verde-e-Branco e do omni-opinativo Reino que das suas ameias se avista.
O PERFIL E FUTURO DE LEONEL PONTES.
Conheço Leonel Pontes, não muito bem, mas conheço-o. Tenho-o como um homem de bem, uma pessoa pacata, talvez algo tímida e cautelosa, possuidora de pouco carisma e algo nervosa/receosa, mas como homem só tenho coisas boas a dizer dele. Enquanto treinador… a realidade é que ele nunca teve sucesso sozinho no futebol senior, e para isso podem existir múltiplas explicações, mas remeto-me a duas que considero fundamentais; a metodologia de treino e o perfil de líder.
Uma coisa é ser-se um líder a lidar com rapazes de 14-21 anos, é mais fácil prevalecer sobre eles e “impor” autoridade com naturalidade. Mas fazer isso a homens adultos é mais complicado, sobretudo se tiverem um historial com algum sucesso e treinadores e seleccionadores com alguma tarimba. De modo algum vejo Leonel como um novo Bruno Lage, pois este último SEMPRE foi um “blue chipper“, mesmo quando tinha 30 anos, o seu sucesso em 2019 não é uma total surpresa, enquanto Leonel nos seniores até hoje pouco apresentou, e por isso, não vejo nele a personalidade forte e auto-confiança para alicerçar a sua metodologia e comunicação. Desejo-lhe tudo de bom, mas um Lage nunca será, e suspeito que não passará de interino.
Assim que os adeptos Sportinguistas ouvirem Leonel Pontes falar, e assim que virem a cara(as expressões faciais) dele, os adeptos vão começar a “matá-lo”, pois a realidade é que o homem não tem qualquer carisma, magnetismo, ou aura de líder. Sem maldade, parece um agricultor a falar(falta de sofisticação e falta de “arrogância positiva”), e embora esse “It Factor” não seja tudo no futebol, continua a a contribuir uma % significativa para o sucesso, seja aos olhos dos jogadores ou no subsconsciente dos adeptos. Até porque, que ninguém tenha ilusões, uma % do sucesso de Mourinho tem a ver com a imagem que ele soube projectar para se defender e para se auto-promover.
LEO, LEONEL E O “LEÃO”.
Ouvi na “Ricciardi TV”(CMTV) que Varandas quer Leonardo Jardim, e que Leonel Pontes ameaça bater com a porta se apenas for interino. São dois contrasensos tendo em vista os factos e os padrões, pois em 12 meses de Varandismo, Varandas “despachou” jogadores caros(e de qualidade) e optou sempre por soluções baratas(e “dóceis”) para jogar e treinar, e Leonardo Jardim dificilmente será um treinador barato. Acredito quando vir.
Quanto ao Mister Leonel, as suas duas últimas aventuras futebolísticas pré-Sporting foram catastróficas, sorte tem ele em não estar desempregado, portanto, não possui qualquer “alavanca” para exigir seja o que for. A ser verdade, seria o cúmulo do ridículo, os seus ex-empregadores que o digam, pois em 64 jogos pelo Debreceni e Jumilla, conseguiu o feito de perder 29 jogos e empatar 16, um desastre! Mas quem questionar isto(factos), arrisca-se a ser chamado de “mentiroso” e de “estúpido”. Varandas devia aprender o conceito de Logismo, ou seja, usar falácias como argumentos.
Democracia vem do Grego “Demos“(Povo) “Kratos“(Poder), mas aparentemente, ela só é válida para alguns, e quem decide para quem? Quem está na liderança. BdC disse em AG que deveria ser repensado o perfil de quem podia ser sócio(a fazer lembrar quando Hitler decidiu tirar o direito de cidadania aos Judeus), e Varandas agora numa postura absolutista à George W. Bush decide que quem discorda com ele… automaticamente está “alinhado” com o “inimigo”. É o privilégio de quem (temporariamente) segura as “rédeas” do poder.
Questiono-me sobre que apoios terá Varandas ao fim de 12 meses de oportunidades para mostrar a sua “fibra” e perícia. 40%? Menos do que isso? Quem anda a denegrir os Sportinguistas, deve ter algum apoio, algum respaldo. Onde ouvirá ele essas palavras de carinho e de incentivo? Nos corredores da SAD ou da Academia onde está rodeado de subalternos? Em jantares com os “pavões” e “pavoas” da sua Comissão de Honra? Em reuniões com assessores de comunicação de agências pagas a peso de ouro? Quando “conversa” consigo próprio em privado e com a cabeça na almofada? Seguramente não será por aí, nas noites, nas reuniões ou nas “sombras” que ele irá ouvir a voz do eleitorado.
A.C.F. #ACFblog