You can edit your side menu content in the Appearance > Menus and set as Side Menu.
 
ACF Blog
  • HOME
  • SPORTING
  • BOXE & MMA
  • CINEMA & TELEVISÃO
  • CONTACTOS
  • HOME
  • SPORTING
  • BOXE & MMA
  • CINEMA & TELEVISÃO
  • CONTACTOS

Em BOXE & MMA

LOMACHENKO VS CROLLA: “BARYSHNIKOV” REGRESSA!

503 Visualizações 11 de Abril, 2019

LOMACHENKO VS CROLLA: “BARYSHNIKOV” REGRESSA! Pin It

Nesta próxima Sexta-Feira dia 12, será a data de regresso ao activo do melhor pugilista “pound for pound” do planeta, Vasyl Lomachenko, também conhecido como “Loma“, “Hi-Tech” ou “The Matrix“.

Entre outras, este combate terá a particularidade interessante de ser no Staples Center(21.000 lugares) de Los Angeles. Recordo-me bem de quando Oscar De La Hoya e Shane Mosley “baptizaram” esta arena em Junho de 2000. Já é terreno sagrado para o Boxe, e será interessante ver quantos adeptos o pequeno génio Ucraniano conseguirá meter dentro da arena, pois este também é um teste ao “drawing power” de Loma na Costa Oeste, atendendo a que devido ao contingente de emigrante Ucranianos na Costa Leste, até agora, Loma tinha sido promovido sobretudo como um “East Coast Fighter“. E já que LeBron James não dá alegrias a ninguém em LA, que os adeptos se levantem e batam palmas quando o pequeno bi-medalhista de ouro olímpico se começar a dirigir para o seu “escritório” no ringue de Boxe.

Em princípio “Loma” irá combater 3 vezes em 2019, em Abril, em Agosto e em Dezembro, e se o melhor pugilista na divisão de 135 libras(“Lightweight“) combater 3 vezes num ano contra 3 adversários Top 10, então poderá dizer-se que este foi um ano mais do que satisfatório, não excelente, mas também não medíocre.

Existem adeptos que estão desiludidos pelo facto de Lomachenko ir defrontar o Inglês Anthony Crolla, mas eu pessoalmente não entendo as críticas ou desilusões, pois Crolla neste momento é um “Lightweight” Top 10, talvez até Top 5, e estava disponível, portanto, na minha óptica, este é o melhor(ou um dos melhores) combate possível neste “junction” da carreira do Ucraniano.

Se apreciarmos o panorama das 135 libras, Lomachenko é o melhor, Mikey Garcia é o 2º melhor, mas Garcia combateu(e 12 libras acima) tão recentemente quanto 16 de Março. Robert Easter Jr. talvez(talvez, talvez…) seja o 3º melhor da divisão, mas o ex-campeão da IBF vem de um longo período de inactividade(e uma derrota), e seria pouco ajuizado defrontar já um adversário de “Top” como “High-Tech” Lomachenko. 4º melhor em teoria será Richard Commey(bom miúdo, falei com ele este ano), actual campeão da IBF, mas que sofreu uma lesão na mão num combate a 2 de Fevereiro que o deixou no “estaleiro” durante 2 meses sem poder treinar. Depois de Garcia, de Easter e de Commey eu diria que Anthony Crolla, Luke Campbell e José Pedraza constituem o resto do Top 7 da divisão.

Portanto, com Garcia, Easter Jr e Commey indisponíveis, e tendo Lomachenko já derrotado Predaza em Dezembro último, os únicos dois nomes credíveis são os dois Ingleses, Anthonny Crolla e o medalhista Olímpico de Ouro, Luke Campbell, dois pugilistas que na minha opinião estão em níveis de competência semelhantes.

“It’s a given” que em 2019 Lomachenko irá combater contra Richard Commey para unificar os títulos WBA, WBO e IBF, possivelmente em Dezembro, e se até lá Lomachenko defrontar Crolla amanhã, e vamos supor que em Agosto defronta Luke Campbell, será um ano muito bom, afinal de contas, o Ucraniano terá defrontado 3 dos 6 adversários que juntamente com ele são o top 7 da divisão. Desilusão? De forma alguma, só para quem for irrealista.

O que “oferece” Crolla? Lomachenko não brilhou tanto quanto se esperava contra Jorge Linares(1,73 de altura), José Pedraza(1,74) e Miguel Marriaga(1,73), e Crolla tem 1,74 de altura. Crolla é um ex-campeão Mundial nas 135 libras pela WBA, e combateu duas vezes contra Jorge Linares, tendo ido a distância em ambos os combates, portanto, tem no mínimo 24 rounds de experiência contra um “world class operator“.

A minha experiência diz-me que quanto maiores(naturalmente maiores, portanto falo da estrutura óssea) maior é a longevidade desportiva dos atletas. Se Lomachenko é naturalmente um “Junior-Lightweight“(130 libras) pequeno, então é justo pensar-se que atleticamente, aos 31 anos de idade, Loma já passou do seu auge. Se eu tivesse que adivinhar(e isto é mais fácil de se fazer no final das carreiras…), eu diria que o auge de Lomachenko foi entre meados de 2014 e finais de 2016.

Lomachenko é tecnicamente tão evoluído, que as expectativas de um “show” de talento são sempre enormes, mas versus Marriaga, Jorge Linares e José Pedraza eu vi um Loma com as feições muito tocadas no final do combate. Após o combate contra Marriaga, Lomachenko disse que necessitava de trabalhar mais na sua defesa, e de facto, mostrou muita habilidade contra Guillermo Rigondeaux(que é um atleta naturalmente mais pequeno). Mas nos dois combates seguintes(Linares e Pedraza), Loma subiu à divisão de 135 libras, e apesar de vencer ambos os combates de forma inquestionável, mais uma vez viu-se muita mossa na sua cara.

Em 3 dos seus 4 últimos combates, fiquei a ideia de que estará em declínio em termos de mobilidade, de velocidade reactiva, de resistência aeróbica, etc, isto já para não falar que está agora(nas 135) a defrontar adversários que não obstante terem menos talento, compensam sendo fisicamente maiores(e que consequentemente, sentem menos o efeito dos golpes do homem mais pequeno). E um fascinante duelo de “talento vs tamanho”, um “Maradonna” vs “Ruud Gullit“.

É importante realçar que sendo Lomachenko um atleta cujo peso natural será talvez de 128 a 130 libras(ou até mesmo 126), contra Linares em Maio último, “Loma” enfrentou um adversário talvez 10 a 15 libras naturalmente maior, e mesmo assim, “Hi-Tech” venceu por TKO. Sem surpresas, no “training camp” em preparação para Crolla(um atleta fisicamente semelhante a Linares, mas ligeiramente mais pequeno e com menos talento, tanto no plano técnico como atlético), o treinador Anatoly “Papachenko” Lomachenko instruiu o seu filho para fazer treino específico(com Cicílio Flores, presumo) para ganhar massa muscular, possivelmente para ele poder crescer(artificialmente, porque naturalmente(a sua estrutura óssea) ele já está numa terra de gigantes) e aclimatizar-se melhor à divisão de 135 libras.

É sabido que Lomachenko quer SEMPRE defrontar os melhores adversários, e se possível, os outros campeões. Ele próprio admitiu que não se sente motivado para treinar para Crolla. Mas eu vejo este Lomachenko Vs Crolla como um combate interessante, pois é o melhor da divisão contra um dos melhores da divisão, é o pugilista mais talentoso(e talvez mais desmotivado) do Mundo contra um adversário com menos talento mas fisicamente maior.

E eu diria que para mim a curiosidade principal não é se Loma vence(em algumas casas de apostas, Lomachenko é favorito por “odds” de 100 para 1, incrível Vs um adversário Top 7!!), ou se ele vai vencer por KO/TKO, pois em condições normais, eu já espero esses dois desfechos. Não, a minha curiosidade prende-se sobretudo com descobrir se Loma vai ganhar de forma fácil, dominante, e…. se após as críticas(à sua idade e exibições mais recentes) nos últimos 2-5 meses, se ele vai tentar vencer sem sofrer qualquer mazela na sua cara, ou se vai ser fiel à sua natureza de correr ricos para agradar aos adeptos.

A sua ambição de vencer sempre por KO/TKO fá-lo ser um pugilista mais agressivo do que seria normal e necessário para um atleta que é o pugilista mais talentoso desta geração. Loma é um boxeador audaz, ambicioso, alguém que está disposto a correr riscos, querendo sempre os melhores opositores e ganhar-lhes de forma dramática! Ele é talvez demasiado audaz para alguém com tanto talento. Uma coisa é certa, tenho visto Loma frustrado, frustrado consigo próprio, mas acima de tudo, frustrado com as críticas às suas exibições, e frustrado por não conseguir defrontar sempre(!) os melhores oponentes.

O “Baryshnikov do Boxe“(como eu o baptizei) está preparado para regressar, Sexta-Feira subirá a cortina, e desejamos não um Lomachenko, mas sim o melhor Lomachenko, uma exibição “vintage“. Nos anos 60, 70 e 80, “Misha“(Baryshnikov) deslumbrava os “cognoscenti” ao serviço do Mariinsky Ballet ou da American Ballet Theatre, amanhã “Loma” tentará deslumbrar aqueles sortudos que fizerem a peregrinação até ao Staples. E cada vez que este artista entra no ringue, existe a possibilidade de se ver algo memorável e histórico.

A.C.F.   #ACFblog.

Mikhail Baryshnikov
BARYSHNIKOV pintado por Irina Belotelkin.

Deixe o seu comentário

Anthony CrollaBoxeGuillermo RigondeauxJosé PedrazaLuke CampbellMikey GarciaOscar De La HoyaRichard CommeyRobert Easter Jr.Shane MosleyVasyl Lomachenko
Share

Poderá também gostar

View Post

RECORDANDO PERNELL “SWEET PEA” WHITAKER.

Anthony Joshua Vs Andy Ruiz Jr

View Post

ANÁLISE: ANDY RUIZ JR TKO7 ANTHONY JOSHUA

Gennady Golovkin e Abel Sanchez

View Post

O “DIVÓRCIO” GOLOVKIN-SANCHEZ.

Floyd Mayweather Jr.

View Post

O REGRESSO DE FLOYD MAYWEATHER JR?

Floyd Mayweather Jr Vs Errol Spence Jr.

View Post

MAYWEATHER VS SPENCE JR e MCGREGOR VS WAHLBERG.

Floyd Mayweather Jr. vs Tenshin Nasukawa

View Post

FLOYD MAYWEATHER JR VS TENSHIN NASUKAWA.

Errol Spence Jr vs Mikey Garcia

View Post

ERROL SPENCE JR VS MIKEY GARCIA (16/03/2019)

Canelo Álvarez

View Post

CANELO ÁLVAREZ vs ROCKY FIELDING (15/12/2018)

Khabib Nurmagomedov vs Conor McGregor

View Post

POST-MORTEM: NURMAGOMEDOV VS MCGREGOR.

Golovkin vs Canelo

View Post

POST-MORTEM: GOLOVKIN VS CANELO 2.

Artigo Anterior

TOURADAS, CAMISOLAS E "BRUNICES".

Em SPORTING

TOURADAS, CAMISOLAS E "BRUNICES".

View Post

Artigo Seguinte

O REGRESSO DE FLOYD MAYWEATHER…

Em BOXE & MMA

O REGRESSO DE FLOYD MAYWEATHER JR?

View Post

Redes Sociais

Newsletter

Instagram

Carregue mais...Siga em Instagram

Facebook


by ACF1975

Etiquetas

AC Milan Boxe Bruno Azevedo de Carvalho Bruno Fernandes Canelo Álvarez Conor McGregor Cristiano Ronaldo Daniel Podence Eden Hazard Errol Spence Jr Evander Holyfield Florentino Pérez Floyd Mayweather Floyd Mayweather Jr. Formação Sporting CP Francisco Geraldes Frederico Varandas Futebol Gelson Martins Gennady Golovkin José de Sousa Cintra José Peseiro João Félix Juventus Kylian Mbappé Lionel Messi Luís Paixão Martins Manny Pacquiao Marcel Keizer Mikey Garcia Muhammad Ali Neymar Oscar De La Hoya Paris Saint-Germain Pernell Whitaker Pound for Pound Real Madrid Ricardo Esgaio Rui Pinto Sporting Clube de Portugal Sport Lisboa e Benfica Sugar Ray Leonard Terence Crawford UFC Vasyl Lomachenko

Arquivo

  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017

Newsletter

ACF Blog

Copyright © 2018 ACF Blog. All rights reserved
DESIGN . LANCE COLLECTIVE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Contudo, pode optar por sair, se desejar. Aceitar Ler mais
Privacy & Cookies Policy

Necessário Sempre ativado