You can edit your side menu content in the Appearance > Menus and set as Side Menu.
 
ACF Blog
  • HOME
  • SPORTING
  • BOXE & MMA
  • CINEMA & TELEVISÃO
  • CONTACTOS
  • HOME
  • SPORTING
  • BOXE & MMA
  • CINEMA & TELEVISÃO
  • CONTACTOS

Em SPORTING

O “KEIRETSU” DE JOSÉ MARIA RICCIARDI?

1.2K Visualizações 16 de Março, 2019

O “KEIRETSU” DE JOSÉ MARIA RICCIARDI? Pin It

(1) “KEIRETSU” ANTI-VARANDAS?

Li a entrevista de José Maria Ricciardi ao RECORD desta passada Quarta-Feira, e retenho dali algumas incoerências, tal como irão reter todos aqueles que tiverem memória.

Não encaro os jogos que restam na temporada, nem com optimismo, nem com excessivo pessimismo, no que diz respeito a recuperarmos o 3º lugar ao SC Braga. Mas a realidade, é que não temos equipa para lutar por muito mais do que o 3º ou 4º lugar. E não temos equipa, porque não temos dinheiro, e essa é a fria e cruel realidade do Futebol moderno, sem dinheiro… não há palhaços, nem craques.

Possivelmente, Ricciardi estará a reunir assinaturas para exigir uma Assembleia Geral destitutiva, e eu tenho algumas dúvidas que Frederico Varandas resista a essa hipotética AG, a menos que Keizer ou Luís Paixão Martins operem um mini-milagre nos próximos 2 meses. Ou o “produto” tem que melhorar imenso, ou o marketing em redor do produto terá que evoluir consideravelmente, pois nem o futebol nem Varandas, convencem seja quem for, excepto talvez a família mais próxima de Varandas, os jovens elitistas ingénuos(vulgos “queques”), ou os narcisistas sociais da “Comissão de Pavões/Pavoas”.

Se esse pedido for entregue em meados de Maio, em teoria a AG poderia destituir o “despistado” Varandas em meados de Junho, duas semanas antes do início da pré-época, e teríamos eleições 6 semanas depois em finais de Julho, e ainda com 1 mês de mercado pela frente.

Vejo Varandas a seguir uma política de desinvestimento que possivelmente sacrificará Jérémy Mathieu e talvez Bas Dost, Sebastián Coates, Marcos Acuna e Bruno Fernandes. O seu plano, é um não de ideologia, mas sim de economia, ele não consegue suportar a actual folha salarial, e por isso, optaria por desmantelar os pesos pesados desta equipa, e dotá-la de jovens contratações como Gonzalo Plata e jovens vindos da formação, isto apesar de Varandas andar sistematicamente a dizer,  que existe uma “gap” de talento entre os Sub-17 e os Sub-23.

A ideia será rejuvenescer a equipa e torná-la mais leve do ponto de vista salarial. O problema dessa “transformação” ou mudança de ciclo, é que ela não pode ser apressada, ou o Sporting corre o risco de ter equipa para ficar algures entre o 4º e… para baixo. Mas aqui é o “domicílio” da questão pertinente, Varandas quer desmantelar porquê? Porque não tem dinheiro, porque não consegue atrair investidores nem patrocinadores, portanto, ELE e os SEUS não conseguem…. e não necessariamente a Marca Sporting conduzida por outros.

Questão esta que nos leva a ponderar, será que outros conseguem reunir esses milhões que nos permitam 1) manter os craques e 2) reforçar a equipa? Ricciardi diz que sim, e nesse capítulo não duvido dele, mas assim que Varandas tombar, espero ver outros nomes(válidos) chegar-se à frente e não apenas o ex-“craque”(??) do BES. Para mim, um AG destitutiva tem(e deve ter) mais a ver com Varandas do que com o pós-Varandas.

Eu já viro frangos(prefiro Perus) há muitos anos no futebol e na política, e sei bem o trabalho de “sapa” que se faz nos bastidores de modo a que uma campanha tenha “amigos” e “pontas-de-lança” nos jornais e nas televisões. Já vi “guiões” serem preparados para jornalistas que posteriormente fazem entrevistas que dilaceram presidentes e preparam caminho para eleições. Posso estar equivocado(se eu fosse Varandista, até me podiam acusar de paranoia), mas fico com a ideia, de que se está a formar uma “coligação”(ou “Keiretsu“) Ricciardiana entre o Correio da Manhã, Record e a Sábado para correr com o Capitão Frederico Varandas para fora do Sporting. Abençoado Keiretsu.

(2) O “BLUFF” DO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA?

Alguns Pais de jogadores na formação do Sporting têm-me solicitado ajuda. Dizem-me que querem desvincular os filhos porque têm propostas de Clubes estrangeiros que são benéficas para todos as partes envolvidas, mas que no Sporting, não lhes atendem os telefones. A esses Pais, dou-lhe o número de Tlm de Luís Vidigal. O problema, é que depois dele lhes atender o Tlm uma vez, ele nunca mais mostra receptividade para os ter em conta(telefonicamente).

Não estou(nem quero estar) por dentro dos pormenores da questão de modo a poder ajuizá-la, mas à distância… parece-me que há ali falta de profissionalismo e maturidade, ao tentarem fazer-se “duros de ouvido” aos problemas, como se isso magicamente os fizesse desaparecer. Uma coisa é certa, a mim, sempre que me fizeram isso, eu sempre fiz de conta, que essas pessoas eram completamente inúteis ou que tinham “morrido”, e por isso, se elas tinham “falecido”, havia que encontrar alternativas. Portanto, eu devia fazer-me de parvo e contorná-las, falando com colegas ou superiores do “falecido”, até os fazer passar por supérfluos ou… inúteis, aliás, tal como são todos aqueles que povoam os cemitérios. Sempre ouvi dizer, que se deviam acabar com os cemitérios e usar esses espaços para plantar tomates.

Quanto aos Pais dos jogadores, disse-lhes para arranjarem advogados, para contactarem a SAD, têm que fazer algo iniludível, e se for preciso, através de carta registada com notificação. Mas disse-lhes igualmente para tentarem resolver tudo com a maior diplomacia e lisura possível.

O que penso do pedido de insolvência da Sporting SAD por parte do Vitória de Guimarães? Penso que talvez…. a SCP SAD estivesse a utilizar a mesma “táctica”(com barbas na Sporting SAD…. deve fazer parte do “livro de estilo” naquele escritório….) que usam com os Pais dos jogadores, a táctica de os empatar, de não os atender, de os empurrar com a barriga, até que acontece algo fracturante que deixa uma relação de confiança num estado irreparável. Uns recorrem a advogados, outros pedem insolvência da SAD, e uma coisa é certa, esse pedido de insolvência, aparentemente fez o Dr. Varandas “arrebitar as orelhas” e “sair disparado” para satisfazer já com mais urgência a VSC SAD.

Qual é a moral da lição? Ronald Reagan e Margaret Thatcher diziam sempre que se recusavam a negociar com terroristas, pois isso só incentivaria futuramente mais actos terroristas. No Sporting, aparentemente fazem-se de surdos, parvos e “barrigudos”, e essa acção eventualmente provoca uma reacção de hostilidade ou de menor amistosidade. E como Varandas cedeu…. a partir daqui, quem tiver problemas com a Sporting SAD, já sabe como lhes atear uma fogueira debaixo do rabo, é partindo para a desagradabilidade.

A reputação é o que dizem de nós quando já saímos da sala. Pelas nossas costas, o que dirão as outras SADs das nossas tácticas, irredutibilidade e capacidade negocial? Imagino….

(3) A COMUNICAÇÃO DO SPORTING.

Ao longo dos anos, ouvi os adeptos do Sporting criticar em inúmeras ocasiões a Comunicação do Sporting. Eu fui jornalista(inicialmente sobre Boxe, e mais tarde sobre Futebol) entre 4 Novembro de 1998 e 9 Abril de 2014, e independentemente do actual “produto” estar presentemente a agradar ou não aos Sportinguistas, na minha opinião, nunca(!) a Comunicação do Sporting esteve tão bem apetrechada de profissionais experientes e sérios como está agora. Rui Miguel Mendonça(ex-Sportv), Sérgio Sousa(ex-Sportv), Bruno Pires(ex-DN), Paulo Cintrão(ex-TSF), todos eles homens com vasta experiência, serenidade e eficiência.

Lidei com o Departamento de Comunicação do Sporting entre Agosto de 2006 e Abril de 2014, e diria que foi uma relação na maior parte dos casos deplorável, mas sobretudo devido a falta de competência, uma inimaginável falta de profissionalismo, falta de experiência e de maturidade, mas também por causa daquilo que entendi como nepotismo e “paternalismo”. Em várias ocasiões, foi um departamento que mais se assemelhava a uma “quintinha” ou dormitório de faculdade onde os professores eram demasiado amigos das alunas, um local onde se trabalhava quando se queria, como se queria, e com quem se queria. Não havia “accountability” nem capacidade de encaixar a crítica.

Quando criticamos algo, é porque temos uma referência, algo que pode servir de “benchmark” para comparações, e não digo isto com alegria no meu coração, mas nunca na minha vida lidei com maior falta de profissionalismo do que aquele que encontrei entre 2006 e 2014 na comunicação do sporting. Assessoria(alguma) que se comportava como adolescentes desprezadas, e directores que se comportavam, como se fossem pais ou…. “papás” da assessoria. Num ambiente assim, hiper-protector, sempre lhes foi impossível lidar com qualquer espécie de “desaprovação externa”. Na “Famiglia” capacitam-se de que são fantásticos, e qualquer pensamento em contrário não pode entrar ou ser assimilado naquele ecossistema. E qualquer reparo é recebido com a hostilidade de quem não possui auto-estima suficiente para encaixar algo que não seja elogios.

Tive a oportunidade de lidar com a Comunicação do Benfica, e de pessoas como Ricardo Maia, Ricardo Lemos e Carla Figueiredo, só tenho coisas boas a dizer. Mesmo em momentos em que eu lhes tenha pisado os calos e me tenha excedido, eles reagiram sempre com inequívoco profissionalismo. E para mim, são eles o “farol” no qual os restantes directores e assessores devem meter os olhos.

No Sporting conheci directores(e directoras) de comunicação que estavam ultrapassados para um Clube do Século XXI, outros que eram demasiado agressivos a lidar com a critica, outros que eram demasiado tímidos, outros que eram incompetentes e claramente fora do seu elemento, outros que não possuíam capacidade de liderança e pareciam andar por ali a tratar da sua vida amorosa, enfim, vi de tudo. O melhor director que passou pelo Sporting, diria que foi Luís Bernardo, sereno e sabe escolher os “timings”.

Creio que o organigrama da comunicação do Sporting não contempla a figura de Director de Comunicação, ou pelos menos, não contemplava quando há umas semanas falei com um dos 4 nomes supramencionados. Se eu pudesse mudar algo, gostaria de ver duas alterações: 1) A introdução de um Director, 2) a contratação de uma mulher de competência e profissionalismo inatacável. Neste momento, a COM SCP conta com 5 homens, e eu gostava de ver ali uma mulher, pois não podemos encarar o sexo oposto com uma mentalidade Oscar Wildeana à Século XIX, com uma intelectualidade de que elas não são mais do que umas “criaturas menores”, que apenas podem oferecer tolices embrulhadas em charme e simpatia. E se formos a observar o panorama jornalístico em Portugal, há um punhado ou dois de jovens mulheres com capacidade para integrar e enobrecer a estrutura.

(4) ERROL SPENCE E A VADA.

Quem me conhece, sabe que o meu desporto favorito é o boxe. Hoje vai realizar-se o combate entre Errol Spence Jr e Mikey Garcia pelo título “Welterweight“(147 libras) da IBF. Spence é conhecido por possuir um físico invulgar, com todos os 8 segmentos do seu reto abdominal visíveis, invulgar vascularidade nos seus braços e ombros, e… mamilos inchados, o que costuma ser um sinal de um… “problema hormonal”, um problema normal, ou…. anormal, e com tudo o que isso implica e leva a desconfiar.

Para este combate, Mikey Garcia insistiu em “Testes VADA avançados“. Durante todo o seu “training camp” nunca se viu Spence sem uma t-shirt vestida, e ontem na pesagem oficial, então não é que o físico de Spence estava marcadamente diferente, com muito menos definição muscular no tronco, e sem as veias a “saltar” nos seus braços e ombros? É uma coincidência interessante, como é que nos seus 24 combates anteriores Spence estava mais musculado, e para este, aparece “normal”. Gostava de ver estes mesmos testes avançados da VADA serem aplicados a Anthony Joshua, a Katie Ledecky, a Usain Bolt, a Cristiano Ronaldo, etc.

Quanto ao combate, Spence(o favorito nas casas de apostas) é fisicamente maior, mais forte, possui maior alcance, maior potência nos golpes, e em teoria, tem o maxilar mais sólido. Mas…. para mim, acho que Spence é um dos 10 ou 12 melhores do Mundo, mas é igualmente um dos pugilistas mais sobrevalorizados(pelos adeptos e imprensa) da actualidade. Não acho que ele seja particularmente atlético ou rápido, e embora a atacar a sua técnica seja praticamente perfeita, a defender vejo lacunas, sobretudo, o facto de praticamente não mexer a cabeça.

Já Mikey, na minha óptica ele é um dos 5 ou 6 melhores do Mundo, e na globalidade, vejo-o neste combate como o pugilista mais habilidoso, com melhores pernas e movimento. E para mim, Mikey Garcia é o pugilista com o Quociente de Inteligência Pugilística mais elevado da actualidade. Eu costumo dizer, que Garcia é uma versão menos atlética de Floyd Maywheather Jr.

As divisões de peso existem por uma razão, e Garcia é naturalmente mais pequeno que Spence umas 20 libras, e no Boxe costuma dizer-se: “um bom homem grande vence sempre um bom homem pequeno“, mas aqui, Spence talvez seja um bom homem grande a defrontar um MUITO bom homem pequeno. Se Spence derrotar o “pequenino”, haverá pouca glória nesse feito, mas se Garcia derrotar o “matulão” com talento e inteligência…. é assim que se criam as lendas.

A.C.F.   #ACFblog.

Errol Spence Jr
ANTES e DEPOIS

Deixe o seu comentário

BoxeErrol Spence JrFrederico VarandasJosé Maria RicciardiMikey GarciaSporting Clube de Portugal
Share

Poderá também gostar

View Post

O FACTOR SILAS

View Post

FREDERICO VARANDAS É O NOVO BRUNO DE CARVALHO?

Frederico Varandas

View Post

A “DEMOCRACIA” DE VARANDAS E O PERFIL DE LEONEL PONTES.

Frederico Varandas

View Post

O QUE SE ANDA A PASSAR INTERNAMENTE NO SPORTING?

Marcel Keizer

View Post

SPORTING “LOW-COST” OU SPORTING “SMART-COST”?

Frederico Varandas

View Post

A AUSÊNCIA DE PREOCUPAÇÃO E O ESTADO DE PRÉ-DEPRESSÃO.

Sporting

View Post

SL BENFICA 5-0 SPORTING CP: “BOMBARDEAMENTO” EM LOULÉ.

Eduardo Quaresma

View Post

AVALIAÇÕES DE PRÉ-ÉPOCA.

Bruno Azevedo de Carvalho e Alexandra Carvalho

View Post

O “FUNERAL” DE BRUNO E O 1º TESTE DE KEIZER.

Bruno de Carvalho e o "Emplastro"

View Post

BRUNO NOS TRIBUNAIS: MAMMA MIA, HERE WE GO AGAIN!

Artigo Anterior

UM HONORIS CAUSA EM…

Em SPORTING

UM HONORIS CAUSA EM MOURINHISMO?

View Post

Artigo Seguinte

A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E O…

Em SPORTING

A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E O COMPLEXO DE INFERIORIDADE.

View Post

Redes Sociais

Newsletter

Instagram

Carregue mais...Siga em Instagram

Facebook


by ACF1975

Etiquetas

AC Milan Boxe Bruno Azevedo de Carvalho Bruno Fernandes Canelo Álvarez Conor McGregor Cristiano Ronaldo Daniel Podence Eden Hazard Errol Spence Jr Evander Holyfield Florentino Pérez Floyd Mayweather Floyd Mayweather Jr. Formação Sporting CP Francisco Geraldes Frederico Varandas Futebol Gelson Martins Gennady Golovkin José de Sousa Cintra José Peseiro João Félix Juventus Kylian Mbappé Lionel Messi Luís Paixão Martins Manny Pacquiao Marcel Keizer Mikey Garcia Muhammad Ali Neymar Oscar De La Hoya Paris Saint-Germain Pernell Whitaker Pound for Pound Real Madrid Ricardo Esgaio Rui Pinto Sporting Clube de Portugal Sport Lisboa e Benfica Sugar Ray Leonard Terence Crawford UFC Vasyl Lomachenko

Arquivo

  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017

Newsletter

ACF Blog

Copyright © 2018 ACF Blog. All rights reserved
DESIGN . LANCE COLLECTIVE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Contudo, pode optar por sair, se desejar. Aceitar Ler mais
Privacy & Cookies Policy

Necessário Sempre ativado